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Você tem um HOBBY ou um NEGÓCIO?

Provavelmente você já ouviu essa frase muitas vezes e em diversos momentos.

Hobby é uma palavra inglesa muito utilizada que significa passatempo. O seu passatempo é algo que te relaxa, que te deixa feliz e satisfeito. É um empreendimento que você faz no seu tempo livre, sem compromisso, que não precisa necessariamente gerar lucro.

A partir do momento que você decide que seu hobby será um negócio, a primeira coisa que precisa ter em mente é que atividade deixa de ser esporádica e passa a tomar a maior parte do seu tempo. A finalidade passa a ser não somente prazerosa, mas lucrativa. Conheço muitas histórias de pessoas que fazem do seu NEGÓCIO um HOBBY e o seu HOBBY virar uma NEGÓCIO de sucesso, como o jovem que desenvolveu o sistema operacional Linux.

EMPREENDEDORES NO BRASIL

O número de microempreendedores individuais (MEI) em nosso país passa de 3,5 milhões, atualmente mais de 1,5 milhões de empreendedores usam a própria casa como sede de sua empresa, e 77% desses microempreendedores tem o artesanato como fonte de renda. A grande maioria desses empresários apostaram no hobby ou na sua habilidade para deixar um emprego e começar a empreender.

Todos os anos milhares de empresas são abertas e naufragam com menos de 2 anos de atividade, e a maior incidência dessas empresas irem por agua a baixo é o não planejamento, endividamento, falta de capital de giro, e o principal, o despreparo na gestão do negócio.

DICAS DA DAY

Vou te dar 3 dicas essenciais do que você precisar saber e fazer para que seu hobby seja realmente um negócio de sucesso.

  • Faça um plano de negócio. Trace sua estratégia.

O plano de negócio nada mais é que seu roteiro, ele quem dirá para onde e como a sua empresa vai seguir e crescer. Ainda que o plano de negócios não garanta que sua empresa será 100% bem-sucedida, com certeza ele diminui e muito os riscos de uma queda livre. Com seu plano bem escrito você terá mais chances de se blindar e se preparar para eventual imprevisto aumentando as chances de sucesso.

  • Não subestime o planejamento

Ele é parte fundamental para que seu negócio seja sustentável. Analise o mercado, defina seu público, conheça seus concorrentes, como eles se posicionam e o que estão fazendo de novo, procure se diferenciar. Pesquise sobre preços praticados em produtos semelhantes, se o seu está com preço acima do mercado, saiba justificar o valor agregado em sua mercadoria e estude a possibilidade de encaixar o seu produto na mesma faixa.

  • Ouça opiniões

Escute seus clientes. Valide essas opiniões como possibilidades de melhorias e expansão do seu negócio. Evite ouvir apenas amigos ou familiares, muitas vezes eles não conseguem ser críticos o suficiente para contribuir com a evolução do seu negócio. Esteja sempre aberto a aprender, procure se aperfeiçoar, se profissionalizar. Busque por consultorias, cursos ou até mesmo formação acadêmica para agregar conhecimento ao seu negócio, e não somente sua criatividade.

Falta de conhecimento de gestão costuma ser o maior problema para quem inicia seu próprio negócio, e isso com certeza será seu maior desafio. Se você não está pronto para entrar de cabeça e estudar o básico de gestão, procure ajuda, mas saiba que um negócio não sobrevive apenas de criatividade. Por melhor que seja seu produto, se você não se preocupar com a gestão enquanto negócio, ele nunca será rentável e sustentável como uma verdadeira empresa, continuará sendo apenas um hobby, só que com muitas dores de cabeça.

 

E AGORA, O QUE DEVO FAZER?

Percebeu que seu negócio precisa urgentemente de um help? Não se desespere.

O Coletivo Be Happy surgiu com a união de empreendedores multidisciplinares prontinhos para atender empresas, marcas e pessoas nas diversas áreas do mercado de moda. Nosso time poderá dar todo o suporte que você e seu negócio precisam nas áreas de marketing de moda, vendas, visual merchandising, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, entre outros.

Além disso, você pode participar dos nossos cursos, palestras e workshops que vão ajudar a turbinar sua criatividade e aumentar suas competências em áreas estratégicas que farão sua marca decolar. Entre em contato com a gente por aqui: www.behappyforever.com.br

Por: Dayana Silva

outubro 3, 2016 Comments (0) Business, Moda

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